Educação para o Desenvolvimento Sustentável na Escola
Por admin em
Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedades, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta. A educação para o desenvolvimento sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para alcançarmos um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem. (UNESCO, 2021)
Dentre as ações do Movimento Nacional ODS, seus parceiros e representantes, para o alcance global da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, que comporta os 17 ODS e suas respectivas metas, a mobilização de ações voltadas para Escolas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Escolas – EDS) devem ir além dos aspectos da qualidade do meio ambiente e do acesso aos recursos naturais, como educação para a paz, saúde, cidadania e global, formando os estudantes no desenvolvimento de competências para a viver com responsabilidade e enfrentar os desafios globais, corroborando com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os objetivos das escolas candidatas e associadas à Rede PEA-UNESCO (Programa de Escolas Associadas à UNESCO).
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa a “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida”, como um fator essencial para atingir todos os demais ODS. As escolas devem pensar e agir para o futuro, e os professores são atores essenciais para a conscientização das gerações futuras e da comunidade escolar.
O Movimento Nacional ODS-SE, em parceria e engajamento de algumas escolas das redes municipais, estadual e privadas, desenvolvem um diálogo com os professores e gestores, a fim de inserir a Educação para a Sustentabilidade (EDS) no trabalho pedagógico com a promoção de processos formativos voltados à abordagem dos ODS no contexto da comunidade escolar, visando a inserção no currículo dos sistemas, nas redes de ensino e Projetos Político Pedagógicos (PPP) que conduzem à formação de uma sociedade mais sustentável.
O Colégio Santa Chiara, uma escola candidata a Rede PEA-UNESCO e engajada no Movimento Nacional ODS-SE, promove um diálogo com os seus educadores e a professora Izabella Matos, com o objetivo do (re)construir uma prática pedagógica voltada para uma comunidade escolar sustentável, pois a educação é considerada tema transversal a todos os ODS e uma estratégia essencial na busca de sua concretização.
0 comentários