O Encontro Estadual ODS, promovido pelo Movimento Nacional ODS Sergipe, é um marco anual na agenda sustentável do estado. Esta edição segue na busca para ampliar o debate em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, mas também celebrar e reconhecer os verdadeiros agentes de mudanças que imprimem a agenda 2030 em suas relações diárias, tanto as instituições públicas, privadas, não governamentais e cidadãos sergipanos, que se dedicam incansavelmente ao cumprimento desses objetivos.

Espera-se promover um ambiente de reflexão e aprendizagem, por meio de oportunidade única para que profissionais, acadêmicos, estudantes e a população em geral possam mergulhar no universo da Agenda 2030, compreendendo sua essência e urgência, não só para o Brasil, mas para todo o planeta.

Além de conferências e debates, no evento ocorrerão apresentações de Boas Práticas em ODS, mostrando como é possível incorporá-las nas atividades cotidianas e nas estratégias de diversas organizações, ilustrando, assim, que a sustentabilidade pode e deve ser integrada em todos os setores da sociedade.

E para considerar o comprometimento daqueles que se destacam nesse percurso, em novembro, ocorrerá a cerimônia de entrega do SELO ODS 2023 e PRÊMIO BOAS PRÁTICAS 2023. Ambas premiações homenageiam os signatários que, através de suas práticas, demonstram uma aliança inabalável com os ideais sustentáveis da Agenda Global.

Este é, sem dúvidas, um momento crucial para todos nós avaliarmos nossos avanços e desafios frente ao ODS, reforçando o compromisso coletivo que um presente mais justo com visão em um sem com um futuro mais justo e sustentável.

SELO ODS E PRÊMIO BOAS PRÁTICAS 2023

SOBRE O SELO ODS

Em meio à crescente consciência global sobre a necessidade de um desenvolvimento que respeite tanto as pessoas quanto o planeta, o SELO ODS surge como uma motivação através  de uma certificação, que torna-se o  reconhecimento tangível do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sua função transcende o reconhecimento, é uma estratégia para contribuir  na implementação desses objetivos, ao destacar e honrar entidades públicas, empresas, organizações da sociedade civil e indivíduos que tomam medidas de notório impacto no alcance da Agenda 2030 e na busca por uma sociedade mais equitativa e harmônica.

Cada organização que obtém o SELO ODS não apenas demonstra uma ação consciente para um futuro sustentável, mas também serve como inspiração para outras entidades. Ao ser reconhecida como socialmente responsável, a organização reafirma seu papel na vanguarda da mudança positiva.

O processo de certificação é estruturado, por meio de edital, o qual sustenta a análise da prática cadastrada, por meio de formulário que deve enfatizar as ações alinhadas aos 17 objetivos e a forma como a organização ou pessoa física internaliza suas operações diárias e estratégias a longo prazo.

Obter o SELO ODS não é apenas uma conquista de prestígio e sim de implicações práticas. Ele oferece um diferencial significativo, conectando a imagem da organização/pessoa seja ela pública ou privada, com os princípios do desenvolvimento sustentável. 

Para aspirar ao referido selo/prêmio, é necessário alinhar as ações concorrentes aos ODS e seguir as especificações do Edital nº. 01/2023/MNODS(SE) – SELO ODS E PRÊMIO BOAS PRÁTICAS 2023, que estará disponível no menu a seguir.

É fundamental que as organizações mantenham uma conduta íntegra, estando em total conformidade com suas responsabilidades e obrigações fiscais.

SOBRE O PRÊMIO BOAS PRÁTICAS

O “Prêmio Boas Práticas ODS”, promovido pelo Movimento Nacional ODS Sergipe, é uma distinção honrosa que visa homenagear e destacar ações que geram impactos significativos na sociedade, alinhadas às metas aplicáveis aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU). Estas ações, ao serem reconhecidas, não apenas exemplificam o compromisso com a sustentabilidade, mas também, servem como inspiração para outras iniciativas.

Para se tornar um candidato ao prêmio, as organizações deverão demonstrar sua elegibilidade inicial, comprovando o cumprimento dos requisitos essenciais estipulados. Além disso, é imperativo que elas estejam entre as agraciadas com o SELO ODS 2023.

A seleção para o prêmio é conduzida por um sistema rigoroso de avaliação, com uma comissão julgadora externa, composta por membros de outros núcleos estaduais, os quais consideram critérios como: desempenho, escopo de influência e a relevância de suas ações específicas para os ODS.

Para a edição 2023, aperfeiçoamos o processo de cadastro das práticas. Siga o passo a passo:

1 – Observar as orientações descritas no Edital n.º 01/2023/MNODS(SE) – Selo ODS e Prêmio Boas Práticas 2023, disponível no menu abaixo. Fique atento para as novidades que o edital traz para esse ano.

2 – Preencher o “Formulário Selo ODS 2023, disponível no menu abaixo. 

3 – O cadastro da prática será realizado, exclusivamente, via formulário. Não serão aceitos relatórios e evidências via e-mail. O preenchimento é de responsabilidade do autor.

Inscrições prorrogadas até o dia 09/10/2023, às 18 horas!

GANHADORES DO SELO ODS 2022 E PRÊMIO BOAS PRÁTICAS 2022